06

01 / 2017

Este é o motor Diesel mais potente do mundo

Este é o motor Diesel mais potente do mundo
Comparado com o camião que o transporta, é um verdadeiro ‘monstro’! O maior motor Diesel do mundo – o Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C – consegue arrancar expressões de admiração não só pelo tamanho, mas também pela capacidade volumétrica.

O gigante, fabricado no Japão (pela Diesel United), faz parte da família de motores modulares RT-flex96C, usados na indústria naval (para mover os maiores navios do planeta).

O 14 (presente no nome) indica o número de cilindros do motor que, aliás, equipa, atualmente, o porta-contentores Emma Mærsk (uma das maiores embarcações do mundo, com 397 metros de comprimento e mais de 170 mil toneladas). Com 108.878 cv de potência, o gigante apresenta consumos de 14.000 litros/hora às 120 rpm (regime de rotação máximo). Surpreendido?

Não é tudo! No que às dimensões diz respeito, o Wärtsilä-Sulzer tem 13,52m de altura, 26,53m de comprimento e pesa 2.300 toneladas. Já imaginou o incrível desafio de engenharia que uma obra destas representa? É que além de exercer força para mover as hélices, o motor também gera energia elétrica e alimenta os restantes componentes do navio. Uma obra absolutamente admirável!

Fonte: Live Leak

Deixe um comentário